quinta-feira, 2 de julho de 2009

A rodada de hoje é por minha conta!



Digamos que politica não seja um assunto do qual eu sou dominante, ao contrario, me considero até leigo no tema, mas atualmente graças a imprensa a politica(gem) brasileira está tão acessivel e exposta ao olhos da população quanto as coxas da Dira Pares na novela das oito. Muitas vezes, mesmo sem querer se ouve no dia-a-dia na TV aberta noticias relacionadas nepotismo, ato secreto, cassação, CPI's... mesmo quando se procura o controle remoto para mudar para redetv e assistir "Superpop". Mas infelizmente esse tipo de noticia acaba passando despercebida pela falta de informação e intesse da grande massa que deveria ser atingida.

Ao ler a revista veja dessa semana (edição 2119 - Ano 42 - nº 26), uma das materias acabou
me chamando mais atenção do que a propria materia de capa (que eu estava mais intencionado a ler) que falava sobre a morte de Michael Jackson,(como se eu ja não soubesse o suficiente) e
por incrivel que pareça era uma materia que falava sobre politica, um tema que eu raramente me interesso em buscar informações além das que a televisão me fornece, falando sobre a familia Sarney e os escandalos envolvendo o senado Brasileiro, e o que mais me surpreendeu foi a
quantidade de informações importantes e revoltantes que obtive em apenas 6 paginas.

Dando uma pincelada rapida e introdutoria pelo nepotismo, que pra quem não sabe, é o ato de designar cargos publicos a parentes desfavorecendo pessoas devidamente qualificadas ou concursadas para exercer tal atividade, o que vem transformando a nossa politica em uma grande empresa familiar e dando emprego a muitos "Sarneys" em nosso país (antes de jogar pedras em funcionarios publicos de sua cidade, gostaria de esclarecer aos leitores nem todos os SILVA são parentes do Lula)

Mas fatos dos mais escabrosos que vi na revista não estavam relacionados apenas ao Patriarca
Don José Sarney Corleone, mas também suas proles, como Roseana Sarney, filha mais velha do
senador, que mantem em sua mansão um Mordomo pagando a bagatela de 12.000 reais por mês. Ai me perguntam: quem é Roseana Sarney? uma mega empresaria do mundo da moda que mora em Beverly Hills? Uma celebridade excentrica que se casou com um Bilionario e se mudou para Aspen? Não! Rosena Sarney é a governadora do Maranhão, um dos estados mais
miseraveis do Brasil, que apresenta alto indice de desnutrição infatil e onde a maioria de
suas cidades ainda sofre com problemas de saneamento basico, mas ainda sim você pode pensar: Nossa como essa moça Roseana é boa pro funcionario, desembolsando uma remuneração tão gorda como essas para o feliz assalariado, mas é ai que você (e eu e todo mundo) se engana, esse funcionario bem pago tem sua folha de pagamento assinada em Brasilia e paga por um dos muitos gabinetes do senado, ou seja, quem paga os 12 mil pra Roseana não precisar levantar para atender a porta SOU EU, É VOCÊ BRASILEIRO, mas não para por ai, o Sr. Sarney é um pai muito bom e justo para seus filhos em igualdade, o irmão de Roseana, Fernando Sarney empregou seu filho fora do casamento no gabinete de Epitafio Cafeteira, velho amigo de Don José Sarney, e quando a politica proibiu o nepotismo, ele foi substituido por sua mãe, ou seja, o senado assumiu o filho de Fernando e também paga sua pensão, melhor dizendo quem paga pensão pra um filho que nem fez SOU EU, É VOCÊ BRASILEIRO. Mas saindo um pouco da familia Sarney, para que não pensem que meu problema com eles é pessoal, e generalizando mais nos engravatados que nos representam, outro caso importante a ser estudado é o das Horas-extras , que só em Janeiro beneficiou 3883 funcionarios do senado, com 6,2 milhões de reais (Valor esse que pagaria cerca de 25.514 cestas Basicas das mais completas, a construção de um hospital ou até mesmo 516,6 mordomos para Roseana) a pessoas que nem sequer trabalharam em horario normal de expediente, e quem pagou para eles ficarem em casa coçando seus reespectivos sacos em uma segunda feira ensolarada que todo ZÉ trabalhava para levar o pão para sua casa? FUI EU, FOI VOCÊ BRASILEIRO.

Outro fato que ainda está fresco na memoria (pelo menos até o proximo carnaval) é o da farra das passagens, um grande exemplo é o do deputado Fabio Faria, que "pagava" passagens para sua namorada Adriane Galisteu passear pelo Brasil, ou até mesmo passagem dos convidados da sogra em uma festinha em Miami (é o genro que toda mãe pediu a Deus), que rapaz romantico, assim fica facil pegar a Galisteu... opa... mas espera ai? quem pagou isso não foi ele!!!! quem pagou isso ... ainda preciso terminar a frase?

Enfim, assim como todo Brasileiro honesto que paga impostos, estou acomodado a trabalhar mais de um terço do ano para pagar o mordomo da Rose, a pensão do Nando, as passagens da Galisteu e varias outras regalias para quem nem sequer conheço pessoalmente, o que custa aproveitar o surto de mão aberta e também pagar uma rodada de chopp para os amigos? Vamos todos para o buteco que a de hoje eu pago, pelo menos nessa eu seu que ainda aproveito alguma coisa!

6 comentários:

Luiz Paulo Sacoman Almeida disse...

Eu não leio quase nada sobre política... (mas deveria estar lendo haha)
Realmente é revoltante ver esses casos, mas acho que o homem não tem jeito mesmo... até com a midia em cima revelando os podres isso sempre vai existir, desde que surgiu hierarquia política na história da humanidade sempre houve corrupção, é lastimavel mesmo =/
Os poderosos quase sempre sugaram os mais humildes... não só na política, mas usam a economia e o pior: a religião (Universal da vida.. *cof cof*) para pisarem e abusarem da população. Muita coisa me revolta nesse mundo.

Isabelle disse...

Poxa, a impressão que eu tenho quando vejo que até a Veja e a Rede Globo têm denunciado coisas desse tipo, é que no geral os fatos tendem a ser ainda bem piores. haehae Tive a mesma sensação com uma reportagem da Istoé, que falava daquelas farras de passagem, de empregadas domésticas com salário de acessoras, e da cara de pau de vários políticos que ainda se sentiam vitimizados quando questionados sobre as regalias. É outra realidade aquilo ali, boa parte deles perdeu a noção de ética. haeuahe
Também acho muito mais digno uma rodada de chopp do que bancar viagens e castelinhos medievais extravagantes. :/

Blog da Satine disse...

ate nós q nao somos amantes da politica estamos nos sintindo mobilizados ao ver tanta sujeira...nao tem como ficar imune, é uma realidade latente!!

vejo q vc eh iniciante no mundo dos blogs ( eu tb..+/-..rs)e dim dizer q comecou muito bem, tem muito talento!!!

continue..

bjs

Anônimo disse...

é colega, nem preciso dizer nada sobre o texto
(até porque sou uma das mais alienadas pessoas desse país)

sendo assim, farei uma observação relevante: pare de escrever e vai gravar o Farra 2.0 ¬¬

=D
parabéns tiiii
agora pode colocar um psy tá?
hahahaha

beijo

Georgia Hammine disse...

rsrsrsrs
Gostei do teu blog! Independente de ser um entendendor do assunto contiunue escrevendo...

http://www.georgiahammine.blogspot.com/ e ainda http://www.limaoanalogico.blogspot.com/

Abraçooo!

Anônimo disse...

Poutz, como o brasileiro em geral é leigo em quesito POLITICA, né? E eu nao vou negar, sou uma e morro de vergonha disso. Mas não por mto tempo... Afinal tu tens toda razão... somos nós que estamos pagando. Ja bastam as minhas contas, nao pretendo pagar as dos outros.
Mano, como tu escreve bem uahsuahush me diverti lendo a tua postagem. Se tu escrever sobre politica sempre com esse humor negro, acho que eu vou ficar perita no assunto. Prometo nao perder de ler uma postagem tua!
saudades mastar...